segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Desafio: 1 mês de comida crudívora

Eu vou iniciar esse desafio e convido todos a participarem. Para isso é preciso que a alimentação do dia seja pelo menos 90% crudívora durante 1 mês. Então toda semana eu vou postar como foi a minha rotina e no final vou mostrar quais foram os benefícios nítidos desse período. Eu sei que vou acabar comendo umas besteiras por aí, mas acredito que me alimentando em grande parte da alimentação crudívora, o meu corpo já vai reagir diferente.

Uma breve definição para quem não conhece o que é alimentação crudívora:
"O crudivorismo (ou alimentação viva) é um tipo de dieta em que os alimentos consumidos não são cozidos. Inclui ou permite, dependendo das motivações e perspectivas do indivíduo em questão, frequentemente mel e por vezes peixe ou lacticínios, mas frequentemente os seus adeptos seguem uma dieta vegetariana estrita, ou seja, não consomem nada de origem animal.
Nesta dieta, nada pode ser preparado ao fogo, por acreditarem que este tipo de preparação causa perda de nutrientes.
Não quer dizer, necessariamente, que se comam apenas alimentos crus. Existem processos de preparação que quase não causam perda de nutrientes, como a desidratação dos alimentos.
A alimentação crudívora, também chamada de "alimentação viva" ou "comida viva", é uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, fruta fresca ou seca (desidratada), vegetais, sementes, grãos germinados ou brotos como o trigo, arroz, cevada, centeio, aveia, lentilha, grão de bico, ervilha, alfafa e algas.
Crudívoros também costumam comer pequenas quantidades de sal em alimentos fermentados ou sais de melhor qualidade, além de óleos prensados a frio. Diferentemente dos frugívoros, que comem apenas frutas e folhas e não utilizam condimentos."
Estou tendo mais contato com esse universo, e estou achando maravilhoso! Pode parecer um hábito sem graça, mas não é. A questão é saber fazer direito. Óbvio que é uma vida mais saudável, mas afinal de contas, você não se preocupa com a sua saúde? Eu acho que não consigo me tornar crudívora por não querer abandonar muitas comidas que adoro, mas sem dúvidas eu vou passar a introduzir mais crudivorismo em minha vida, porque faz bem! Esse 1 mês, vai ser o mês do teste, para eu sentir na pele que vale a pena investir um pouco nessa alimentação. Quando eu começar oficialmente aviso a vocês!





















Essa foto é do espaguete de abobrinha ao molho pesto que o meu amigo Felipe fez pra mim, delícia crudívora! Eu completei com uma salada de tomate e cebola, e brócolis ♥
Um beijo a todos!