terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Espetto Carioca

Pra quem é do Rio de Janeiro, não sei se conhecem o bar e restaurante "Espetto Carioca", um lugar legal para um happy hour com os amigos onívoros.
Um casal de amigos me mandou uma foto do cardápio que tinha opção vegetariana, e me mandaram uma mensagem perguntando se eu tava em casa, se gostaria de ir lá descontrair com eles. Já sabia que o cardápio era do Espetto, pois eu já tinha visto em Copacabana. Aceitei o convite na mesma hora! Mas o fato do cardápio na realidade ser "Ovo-Lacto-Vegetariano" me incomodou um pouco. Me incomodou mais ainda por mesmo tendo pedido pra tirar o molho, eles não terem tirado :/

























Aí pra não deixar passar em branco e fazer a minha parte, eu mandei um email para eles:

"Olá Bom dia!
Gostaria de fazer uma reclamação, seguida de uma sugestão para um melhor atendimento no restaurante de vocês.
No cardápio, tem opções com o nome de vegetarianas, mas elas não são todas vegetarianas. São lactovegetarianas (pois tem derivados do leite de vaca).
É comum o erro em achar que vegetariano consome leite, ovos e até mesmo peixe, pois a definição de vegetariano foi perdendo o seu real propósito. Mas vegetariano é aquele que consome apenas alimentos de origens vegetais, e o leite, consequentemente queijos, não são alimentos de origem vegetais.
Fui pedir ao garçom o espeto de Abobrinha e coloquei uma observação de que era sem o molho de maionese e o queijo. Quando ele chegou com o pedido, havia esquecido a minha orientação, levou o pedido de volta e quando voltou trouxe a abobrinha com o queijo e a maionese "raspado". Eu recusei, obviamente. Ele explicou que o molho já vinha marinado na abobrinha. Conclusão, cancelei o pedido.
Vou comentar então sobre cada item "vegetariano" do cardápio:

Primeiro item; Batata Bolinha à Calabresa - É vegetariano, ok, pois na descrição vem com azeite, alho e pimenta calabresa.

Segundo item; Abobrinha - não é vegetariano, pois vem com molho de maionese (que contém leite e ovo) e queijo derretido (que contém leite)

Terceiro item; Berinjela - não é vegetariana pois também vem com molho de maionese e queijo derretido.

Quarto item; Alcachofra com Tomate Seco (frio) - é vegetariana, ok

Quinto item; Palmito com Tomate Seco e Rúcula (frio) - é vegetariana, ok

Sexto item; Mussarela de Búfala com Tomate Seco (frio) - não é vegetariana, pois mussarela é um queijo, que vem do leite.

A única opção grelhada totalmente vegetariana é a Batata Bolinha. E 2 itens frios, que são praticamente iguais a saladas.
Minha sugestão, é que seja investido espetos mais saborosos à opção de cardápio vegetariano.
Sugestões de alimentos para por no espeto e poder montar diversas combinações de acordo com a preferência da casa:
Carne de soja
Champinhom
Tofu
Cebola
Pimentão
Abobrinha
Berinjela
Cenoura
Salsicha e linguiça vegetal (para fornecedores tem a "Goshen", a linha "veggie" não usa leite nem ovos)
Batata doce
+ qualquer outro vegetal.
Vou deixar alguns links de espetos vegetarianos para inspirar a casa:

Bom, espero de verdade que tomem alguma providência, pois em duas filiais já passei por isso. No quiosque em Copacabana e no Méier.

Obrigada desde já pela atenção!"

Aí imediatamente eles me deram a resposta:




















Aí por obra do destino, acabei que fui lá de novo com os meus pais, e eu fiquei mais confortável. Ou eu pedia o espeto de abobrinha(que queria muito) e falava que tinha uma alergia louca, ou pedia as opções que vinham sem o molho. Preferi deixar a abobrinha pra próxima e pedi outras coisas!
Escolhi espeto de batata bolinha calabresa, espeto de palmito e rúcula (tirei o tomate seco), batata frita, arroz integral, molho à companha e geleia de hortelã (catei do acompanhamento do espeto de defunto dos meus pais).





















Depois como sobremesa pedi um espeto de banana com açúcar e canela, estava dos deuses *0*




















E foi isso, tive uma noite maravilhosa com meus pais ♥